01/10/2006

Breves notas históricas

Constituindo a nascente, a divisão do concelho de Celorico, Maçal do Chão é uma freguesia que limita quatro concelhos; Celorico, Trancoso, Pinhel e Guarda, confrontando a Norte com as freguesias de Carnicães e Vilares no concelho de Trancoso, a sul e Oeste com as freguesias da Velosa, Baraçal e Minhocal do concelho de Celorico da Beira a Noroeste, Boça Cova do concelho de Pinhel, e a Sudeste, a freguesia de Vila Franca do Deão no concelho da Guarda.
Freguesia com um único lugar, Maçal do Chão, teria tido outro nome, Lamaçal devido ao grande lamaçal que alí se constituía por altura das chuvas e que por perda da primeira sílaba, se designa na actualidade, Maçal do Chão.Sendo antiga comenda da Ordem de Malta, no tempo da reconquista, Maçal do Chão encontra a sua origem, muito mais remota, no tempo dos romanos que aqui exploraram o estanho.
Nas invasões francesas, também Maçal do Chão foi ocupado, tendo sido destruído parte do património existente, apenas pouparam alguns momentos religiosos, caso da Igreja Paroquial, por se encontrar S. Luís, rei de França .
Distando 13 km da sede de concelho, possui um apeadeiro da Linha da Beira Alta, sendo servida pelos regionais, que se destinam à Pampilhosa, Guarda ou Vilar Formoso, mas cujo apeadeiro será "sacrificado" pela moderna linha da Beira Alta.

Sem comentários: