30/12/2006

A família nasce do amor e é o amor que faz viver e crescer a família

Jesus nasceu e viveu, como qualquer outra pessoa, no seio de uma família. Ele, que, enquanto Filho de Deus, vivia no seio da família divina (a Santíssima Trindade), ao vir ao nosso mundo sentiu necessidade e quis viver numa família humana (a Sagrada Família de Nazaré). Deste modo, Jesus mostra claramente que tanto Deus como o homem, que é imagem de Deus, só podem viver plenamente em família e como família!


É na família e graças ao viver em família que Jesus cresce “em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens”. Este facto prova que a família é o mundo ideal e privilegiado para o desenvolvimento harmonioso de toda a pessoa humana.

A família de Jesus é conhecida como “a Sagrada Família de Nazaré”. É sagrada não apenas porque Jesus faz parte desta família, mas também pelo próprio facto de ser família e de, enquanto tal, realizar plenamente a sua missão.
Ora, toda a família é sagrada, pois tem a sua origem em Deus e tem o seu paradigma na família de Deus.

Na verdade, Deus sonhou, quis e criou o homem como uma família, pois intuiu, sem qualquer hesitação, que ele não seria feliz sozinho: “não é conveniente que o homem esteja só” (Gen 2, 18).
Só enquanto família, e não enquanto considerado indi-vidualmente, o homem é efectivamente imagem de Deus. Com efeito, a família é (ou deve ser) o reflexo do mundo de relações, de amor e de dádiva, de comunhão e diálogo, de harmonia e de felicidade que existe em Deus.
A família não é algo que se imponha ao homem desde fora, não é uma instituição criada pelos estados ou pelas religiões. Pelo contrário é uma necessidade do homem, é algo conatural ao existir humano. O homem, porque imagem de Deus, sente necessidade de viver como Deus, ou seja, numa família.

A família não é, à partida, um dado adquirido e completo. Ela é um sonho a concretizar, uma realidade a construir, um projecto para toda a vida do homem.

  • A família nasce do amor e é o amor que faz viver e crescer a família. O amor anima e dinamiza todas as relações humanas no interior da família. A família é um pequeno mundo de múltiplas e diversificadas rela-ções: marido e mulher, pais e filhos, irmãos, avós e netos...
  • O amor leva cada um a procurar o bem dos outros e a garantir o bem comum. O amor exige e confere a capacidade de renúncia, de espírito de sacrifício e de perseverança. Só assim é possível enfrentar, gerir e vencer, de um modo positivo e eficaz, as dificuldades, os problemas e conflitos inerentes à vida familiar.
  • Quem ama de verdade e tem um correcto entendimento da verdade da família, jamais deixará de acreditar e de apostar na sua própria família, jamais deixará de se empenhar, de alma e coração, na sua construção e sobrevivência, jamais renunciará a ela.

É claro que tudo se torna mais fácil, quando cada um faz a sua parte, assume as suas responsabilidades, cumpre os seus deveres e realiza a sua missão.

Sem comentários: