30/04/2007

Ontem, mais de 2000 pessoas, participaram na VIII Jornada Eucaristica Arciprestal


É já uma tradição, uma boa tradição!
Começou há 8 anos e continua com a mesma força, o mesmo entusiasmo... poderíamos pensar que, com o decorrer do tempo, as pessoas deixariam de acorrer... mas a multidão que, ontem esteve presente, prova o contrário. Valeu a pena, e, por isso mesmo, estão todos de parabéns. Estiveram presentes pessoas das 22 paróquais do concelho.

Uma só Eucaristia para todo o concelho, uma só família, todos à volta do mesmo altar...

É com esta e com outras actividades de conjunto a nível arciprestal (o crisma, preparação para o sacramento do Baptismo, catequese no Centro Pastoral D. João de Oliveira Matos de todos os alunos do 5º e 6º ano) que queremos ajudar os cristãos de Celorico da Beira a compreender, a aceitar e a empreender a renovação e as mudanças que se impõem. Não basta falar teoricamente na necessidade das novas unidades pastorais. É necessário estar convencido e não ter medo de dar passos concretos...

O Pe. Martins, no ano em que celebrou as bodas de prata sacerdotais, deixou-nos uma proposta de mudança na vida e acção pastoral das comunidades cristãs, sobretudo no mundo rural: "MENOS PADRES, CRISTÃOS MAIS COMPROMETIDOS E NOVAS UNIDADES PASTORAIS". É necessário e urgente encontrar novos pólos de dinamização da acção pastoral e da vida cristã.

No final da Eucaristia, não se esqueceu de referir a sua longa experiência de viva em comunidade. Apesar dos contratempos, é já uma experiência que dura há 20 anos!!! Viveu 6 anos na comunidade de S. Miguel da Guarda e vive há 14 anos na comunidade de Celorico da Beira.
Todos nós concordamos que a vida em comunidade é um passo importante para a criação de uma unidade pastoral...

Sem comentários: