09/11/2010

Novos mártires e testemunhas da fé no sec. XX

  • “Novos Mártires” da África
    - Evariste Kagorora, morto em 11 de Abril de 1994 na igreja da Sainte Famille de Kigali, no Ruanda, onde se tinha refugiado.
    - Padre Christian de Chergé, monge trapista de Notre Dame de l’Atlas, na Argélia, morto pelos fundamentalistas islâmicos em 21 de Maio de 1996, juntamente com seis seus confrades.
    - Floribert Bwana-Chui, jovem da Comunidade de Sant’Egidio de Goma (Congo), torturado e morto na noite entre 8 e 9 de Junho de 2007, por não se ter deixado aliciar pelas tentativas de corrupção.
  • “Novos Mártires” da Espanha e do México
    - Martires da guerra civil de Espanha (1936 – 1939).
    - Pe. Josep Maria Noguer i Tarafa, pároco de Santa Pau, Catalunha, fuzilado em 9 de Agosto de 1936.
    - Pe. José Trinidad Ranger, Pe. Andrés Solá y Molist e Leonardo Pérez Larios, fuzilados juntos em 25 de Abril de 1927, durante a perseguição religiosa após a nova constituição mexicana de 1917.
    - S. David Galván Bermudez, morto a 30 Janeiro 1915, e os Santos Jenaro Sánchez Delgadillo, Julio Álvarez Mendoza, José Isabel Flores Varala e Pedro Esqueda Ramirez, todos fuzilados em Novembro 1927, no periodo mais cruento da perseguição no México.
  • “Novos Mártires” do nazismo
    - B. Franz Jägerstätter, católico austríaco, decapitado numa prisão perto de Berlim, em 9 de Agosto de 1943.
    - Eugen Bolz, católico, opositor do regime nazista, decapitado em 23 de Janeiro de 1945, que graças à sua esposa, recebia a Comunhão apesar da proibição dos carcereiros.
    - Pastor evangélico Paul Schneider, morreu em 18 de Julho de 1939.
  • - Beato cardeal Clemens Augustus von Galen.
    - Mons. Joannes Baptista Sproll, bispo de Rottenburg-Stuttgart, exilado por causa da sua oposição ao programa nazista de eutanásia.
    - Heinrich Ruster , morto no campo de Concentração Sachsenhausen de em 23 de Outubro de 1942.
  • “Novos mártires” do comunismo
    - Sofián Boghiu, arquimandrita da Igreja ortodoxa da Roménia, do mosteiro Antim de Bucareste, condenado a 16 anos de trabalhos forçados com a acusação de actividade anticomunista.
    - Alexander Men, padre ortodoxo de Moscovo, morto em 9 de Setembro de 1990 enquanto ia para a sua igreja celebrar a liturgia dominical.
  • “Novos Mártires” na América Latina
    - Pe. André Jarlan, padre francês, morto em Santiago do Chile em 4 de Setembro de 1984, enquanto lia a Bíblia.
    - Pe. André Jarlan.
  • - Mons. Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de São Salvador, morto no altar enquanto celebrava a Eucaristia, em 24 de Março de 1980.
    - Card. Juan Jesús Posadas Ocampo, arcebispo de Guadalajara, no México, morto pelos narcotraficantes em 24 de Maio de 1993.
    - Mons. Alejandro Labaka, bispo de Agarico (Equador) e irmã Inés Arango, os dois missionários capuchinhos, mortos em 21 de Julho de 1987 na floresta amazónica pelas lanças daqueles a quem queriam proclamar o Evangelho.
  • “Novos Mártires” na Ásia, Oceânia e Médio Oriente
    - Confrades anglicanos Patteson Gatu, Alfred Hill e Robin Lindsay no momento em que deram a vida pelo Evangelho e pela paz na Ilha de Guadalcanal, em 24 de Abril de 2003. - outros confrades mortos nas mesmas circunstâncias: Francis Tofi, Ini Paratabatu,Tony Sirihi e Nathaniel Sado.
    - D. Andrea Santoro, padre romano missionário na Turquia, morto enquanto rezava na sua paróquia de Trebisonda, na tarde de domingo, 5 de Fevereiro de 2006.

Sem comentários: